quarta-feira, 17 de março de 2010

"Turquia é uma Ponte Entre Europa e Ásia"

O maravilhoso Mundo da Internet permite-nos conhecer pessoas que de outra maneira, dificilmente viríamos a conhecer. Foi assim, que conheci o Turco Burak, um estudante universitário de 23 anos. Sendo que a Turquia fica mesmo aqui ao lado e ao mesmo tempo tão longe, pois, é um país Euro-asiático, mas que está em vias de entrar na União Europeia. Surgiu-me a ideia de uma entrevista, ao que Burak respondeu afirmativo.
Durante a entrevista tentei perceber o ponto de vista de um Turco, sobre de como será a sua integração na União Europeia e sobre a religião.


Burak




  • O que pensa sobre a possibilidade de a Turquia vir a fazer parte da União Europeia?


  • Será uma coisa positiva para nós, visto ganharmos autonomia para podermos viajar livremente pelo espaço Europeu. Hoje em dia, se eu quiser ir à Suécia, Polónia ou Noruega, dificilmente me passam o visto. Pessoalmente preferia não fazer parte desta união, pois, os católicos vivem constantemente em guerra contra os povos Islâmicos. E por isso mesmo penso que nem seremos aceites pela União. Francamente, gostaria que os povos Islâmicos fizessem a sua própria união, como que um novo reino. Por exemplo Turquia, Cazaquistão, Azerbaijão, etc. Isso faria muito mais sentido!


  • Na Turquia, 99% da população é muçulmana, como são vistos os católicos residentes no país?


  • Nós temos muito respeito pelos católicos, não existe nenhuma divisão entre nós. Vivemos em plena harmonia, para além do mais tem muitas Igrejas espalhadas por todo o país.


  • E as tradições católicas?


  • Nós respeitamos essas tradições, o que não quer dizer que as entendamos, pois, nós seguimos o Alcorão e os católicos a Bíblia. No islamismo nós temos muito mais obrigações que os católicos. Ao ponto de seres expulso se cometeres algum pecado. Os católicos são mais desleixados para com a sua própria religião e isso é um facto!



Alá em árabe




  • Dentro de um clima tão religioso, é normal existirem casais que se juntam sem se casarem?

  • Sim, na Turquia não existe esse problema, se gostares de uma mulher podes morar com ela sem chatices. O único problema poderá ser se ela engravidar antes de se casar, pois, nesse caso os seus pais irão atrás do casal e dão-lhes um tiro, pois, consideram isso uma grande humilhação/vergonha.


  • No caso de ser um católico a engravidar acha que aconteceria a mesma situação?

  • Certamente. Aqui não temos grandes problemas com o tabaco, álcool ou sexo, ao contrário de outros países Islâmicos. Mas engravidar sem casar é motivo para matar o casal.


  • Os países mulçumanos são muito associados ao terrorismo, sendo a Turquia um país islâmico, existe terrorismo na Turquia?

  • Sim, existe terrorismo por parte dos Curdos que desde 1990, matam em média 4 militares Turcos, pois, eles tem pretensões de constituir uma Republica Curda na parte Oriental da Turquia. Os nossos soldados enfrentam diariamente o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), pois, temos que proteger as nossas terras. Sou um bocado nacionalista e por vezes chego mesmo a desejar que caísse um bomba na parte curda, assim, acabava a guerra de uma vez por todas.


Bandeira Turca

  • Na Europa a politica ambiental é muito apertada, nomeadamente nas fábricas. Na Turquia também existe este tipo de preocupação?
  • Sim, existe um trabalho que está a ser feito em todo o país em volta do ambiente, por exemplo reciclagem...

  • Existe uma ASAE na Turquia?
  • Sim, também existe e acho muito bem, pois, é alo que sela pela nossa saúde, ou seja um mal necessário.

  • Qual a ideia que tens de Portugal?
  • Na verdade não conheço grande coisa de Portugal. Sei que falam português, conheço bem a equipa de futebol, onde fica o país, mas tirando isso... Mas gostaria de visitar um dia!

  • Existe alguma personalidade, músico ou actor português que conheça?
  • Eu tenho a sensação que os portugueses são um povo optimista e simpático. Gosto muito de música latina. Mas como sou um homem ligado ao Metal o único grupo que conheço são os Moonspell.

terça-feira, 16 de março de 2010

Corrida dos Queijos

A Corrida dos Queijos é um evento anual realizado no mês de Maio em Inglaterra e começou por ser feita pelo e para o povo de Brockworth, mas têm participado pessoas do mundo todo.

Em cada evento, realizam-se diversas corridas. Do alto da colina em que ocorre a corrida, são lançados sucessivamente diversos Queijos de Gloucestershire, em formato redondo (um por cada corrida).

A primeira pessoa a chegar à linha da chegada na parte de baixo da colina ganha o queijo. Teoricamente, os concorrentes deveriam tentar apanhar o queijo, mas como este parte com avanço e pode alcançar velocidades de cerca de 110 km/h.

Tradições...

sábado, 13 de março de 2010

Muros de Todos Nós

Parece-me que todas as pessoas que por ai andam tem muros e alguns bem altos! Não, não me refiro ao jardim, mas ao seu próprio pensamento, retrato a medida que reproduzem em si mesmas, frases ou ideias feitas que as levam a ter muitas vezes imagens deturpadas da realidade, seja ela qual for. Tanto poderá ser sobre uma pessoa que mal se conhece, mas só porque tem cara de poucos amigos, mas que na realidade é uma pessoa fantástica por de traz da máscara que a própria sociedade o obriga a ter, quer seja, ter medo de uma pessoa pela sua aparência ou respeito por outra só porque esta se apresenta de fato e gravata.
Quem nunca olhou uma pessoa de lado só porque esta vinha mais desleixada ou ficou a olhar de lado porque havia alguns ciganos por perto?

Ideias como "Filho de peixe sabe nadar" ou "Filho de burro não pode ser cavalo" também constituem "muros" que vão passando de geração em geração. Mas que nos dias que correm já pouco ou nada tem de real. Quantos nascem em berço d´ouro e acabam na droga ou filhos de pedreiro se formam e se tornam em pessoas de grande sucesso profissional.


Existe por exemplo bem enraizado em Portugal de que os brasileiros são perigosos/aldrabões e as mulheres prostitutas. Pelo que do outro lado do oceano os "nossos irmãos" acham que os homens são todos uns burros e que as mulheres usam bigode.
Olhando para mais próximo, temos o ditado, "De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos" , a ideia de que em Itália a máfia domina por completo o país, os Ingleses são todos arrogantes, os Alemães são um povo frio, etc. Muitas vezes depois de conhecermos alguém desse país dizemos: "Nem parece ser Ucraniano. Tão brincalhão!".
Eu tenho para comigo um "muro" bem alto, o Sócrates está a tentar vender Portugal e a escrita já está feita, pela maneira como se caga para o país...

sexta-feira, 12 de março de 2010

Obama Será Apenas Mais Um?!

O Mundo como o conhecemos tem os dias contados e os mais pessimistas acreditam que será para breve, enquanto outros especulam se realmente será assim ou se tudo isto não tem passado de uma estratégia de marketing. Pois, esta situação de quase todos nós fazer a separação devida do lixo também está a dar muito dinheiro a alguns. O exemplo mais simples que está mesmo diante de nós são os próprios contentores de lixo para ter em casa, que tem um custo superior a 30 euros, um roubo digo eu...
Outra das situações consiste no facto de só a Europa levar a cabo uma estratégia capaz e de grande rigor por diminuir a poluição nas industrias, fazendo com que existe uma certa concorrencia desleal para com as empresas "residentes" no "Velho Continente".

Basta ver os cinco países mais poluentes: EUA, China, Rússia, Japão e Índia. Sendo que os dois primeiros (EUA e China) sozinhos poluem mais que todos os outros países do Mundo juntos.

Para ter uma ideia de como está o Mundo neste momento clique AQUI!

A pergunta que se impõe: o que será preciso acontecer ao Mundo para que se tente remediar o que foi destruído em pouco mais de meio século com o inicio da industrialização e da utilização massiva de automóveis?

"Estou me a cagar para isso do ambiente!"

Parece Ser a Resposta de Quem Tem Poder Para Acabar Com Isto

quarta-feira, 10 de março de 2010

Stupid

Deve doer...

terça-feira, 9 de março de 2010

Bullying de Berlim

Se por acaso veio parar a este blog, ainda está a tempo de sair, pois, aqui não irá encontrar a cura para a Sida ou para o Cancro, a solução para a crise ou para os desastres ambientais.
.
Se resolver ficar, está por sua conta, pois, eu avisei!
.
Esta semana estava a ouvir rádio e estavam a falar em bullying, para quem ainda não ouviu tal expressão, refere-se ao acto de gozar, fazer piadas ou agredir um colega, geralmente acontece nas escolas. E lembrei-me de como eu próprio era gozado e de como me tentavam bater em todos os intervalos, sem que os contínuos fizessem algo para parar com aquela violência gratuita.
Assim, devo admitir para os mais surpresos que bullying se refere a violência nas escolas, situação que muitos dizem ser novidade, a avaliar pelos relatos que ouvi na rádio. Mas eu tenho para comigo que fui vitima de bullying e só não fui mais por ser grande (naquela altura). E os contínuos, agora conhecidos como auxiliares de acção educativa nada faziam senão ficar na conversa durante os dias todos, até cheguei a pensar que essa era a profissão deles.
Parece que o rapaz que se suicidou no Tua, veio despertar uma realidade que já não é só de agora, a única diferença é que na minha altura não havia telemóveis com câmera, para se filmarem as agressões físicas e verbais que eram usadas por todos os alunos que só iam à escola porque não tinham outro sitio para ir. Para eles, que tem de escolher entre ir à escola e ficar em casa a levar porrada dos pais, muitas vezes alcoólicos ou drogados, a primeira opção parece melhor. O problema é que muitas vezes a escola não sabe orientar estas crianças e coloca-as todas na mesma turma, rotulando-os e dando-lhes mais argumentos para que provoquem os outros de turmas ditas normais.
Sobre a criança que morreu, faltou-lhe muita coisa e a principal não terá sido a escola que não lhe mostrou/deu, pois, a educação começa em casa e os pais são os encarregados de educação e tal como o nome indica devem educar o seu filho para as realidades da vida, acompanhando-o no dia a dia e indo à escola saber como estão as coisas com ele. Com este rapaz, estou a falar de cor, mas certamente que não foi acompanhado pelos pais ou nem lhe ligaram por não saber o que é bullying.

domingo, 7 de março de 2010

Cuidado com o Cão

Imagens Inéditas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Foi do Sol...

...ou não!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cancro da Mama

Este é o cancro mais comum nas mulheres e afecta uma em cada nove, afectando também os homens, pois, o peito é composto por tecidos idênticos em ambos os sexos, embora neste caso sejam menos de 1% do total de diagnósticos.

Publicidade engraçada,

sobre uma doença sem graça!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Start Wearing Purple...

...Irá ser, certamente, irei ficar ao assistir ao (grande) concerto que irão dar a 10 de Julho no Optimus Alive. Enquanto todos estarão ansiosos por ver os cabeças de cartaz, Pearl Jam, eu serei dos poucos, penso eu, que vai para ver os grandes Gogol Bordello! (espero!)

Paredes de Coura 2007

terça-feira, 2 de março de 2010

Para Reflectir

A Verdade Crua e Nua

segunda-feira, 1 de março de 2010

Desabafo



Finalmente, entendi várias coisas que me foram transmitidas pelos meus pais e avós, sobre alguns dos valores pelos quais, nos devemos reger durante a nossa vida.

Durante uma conversa normal entre colegas, sou apanhado pelo meu colega a argumentar com palavrões, algo que me desagrada e com que me sinto bastante incomodado, pois, os argumentos deverão ser factuais, pelo menos a meu ver. Mas acontece que ao tentar explicar que me sentia mal, com tais expressões, eis que ouço algo que me deixou indeciso entre dois extremos, rir ou chorar: "pensas que és algum Engenheiro, para não poder dizer asneiras ao pé de ti?" e, como se já não chegasse; "deves pensar que usas fato e gravata!".

Ao ponto a que nós chegamos! Penso que isto é muito grave, agora um pobre já não merece ser respeitado, só por não ser doutor ou usar gravata?! Claro está que, com tal argumentação uma pessoa pode tentar enveredar pelo dialogo, confesso que tentei , mas por vezes o silencio é D`ouro e foi a "arma" que decidi usar. Hoje a frase tantas vezes usada pela minha avó, faz todo o sentido: "ser pobre não é nenhuma vergonha, vergonha é roubar" e eu acrescento, triste não é ser pobre, triste é ser pobre de espírito!