O maravilhoso Mundo da Internet permite-nos conhecer pessoas que de outra maneira, dificilmente viríamos a conhecer. Foi assim, que conheci o Turco Burak, um estudante universitário de 23 anos. Sendo que a Turquia fica mesmo aqui ao lado e ao mesmo tempo tão longe, pois, é um país Euro-asiático, mas que está em vias de entrar na União Europeia. Surgiu-me a ideia de uma entrevista, ao que Burak respondeu afirmativo.
Durante a entrevista tentei perceber o ponto de vista de um Turco, sobre de como será a sua integração na União Europeia e sobre a religião.
Burak
- O que pensa sobre a possibilidade de a Turquia vir a fazer parte da União Europeia?
- Será uma coisa positiva para nós, visto ganharmos autonomia para podermos viajar livremente pelo espaço Europeu. Hoje em dia, se eu quiser ir à Suécia, Polónia ou Noruega, dificilmente me passam o visto. Pessoalmente preferia não fazer parte desta união, pois, os católicos vivem constantemente em guerra contra os povos Islâmicos. E por isso mesmo penso que nem seremos aceites pela União. Francamente, gostaria que os povos Islâmicos fizessem a sua própria união, como que um novo reino. Por exemplo Turquia, Cazaquistão, Azerbaijão, etc. Isso faria muito mais sentido!
- Na Turquia, 99% da população é muçulmana, como são vistos os católicos residentes no país?
- Nós temos muito respeito pelos católicos, não existe nenhuma divisão entre nós. Vivemos em plena harmonia, para além do mais tem muitas Igrejas espalhadas por todo o país.
- E as tradições católicas?
- Nós respeitamos essas tradições, o que não quer dizer que as entendamos, pois, nós seguimos o Alcorão e os católicos a Bíblia. No islamismo nós temos muito mais obrigações que os católicos. Ao ponto de seres expulso se cometeres algum pecado. Os católicos são mais desleixados para com a sua própria religião e isso é um facto!
Alá em árabe
- Dentro de um clima tão religioso, é normal existirem casais que se juntam sem se casarem?
- Sim, na Turquia não existe esse problema, se gostares de uma mulher podes morar com ela sem chatices. O único problema poderá ser se ela engravidar antes de se casar, pois, nesse caso os seus pais irão atrás do casal e dão-lhes um tiro, pois, consideram isso uma grande humilhação/vergonha.
- No caso de ser um católico a engravidar acha que aconteceria a mesma situação?
- Certamente. Aqui não temos grandes problemas com o tabaco, álcool ou sexo, ao contrário de outros países Islâmicos. Mas engravidar sem casar é motivo para matar o casal.
- Os países mulçumanos são muito associados ao terrorismo, sendo a Turquia um país islâmico, existe terrorismo na Turquia?
- Sim, existe terrorismo por parte dos Curdos que desde 1990, matam em média 4 militares Turcos, pois, eles tem pretensões de constituir uma Republica Curda na parte Oriental da Turquia. Os nossos soldados enfrentam diariamente o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), pois, temos que proteger as nossas terras. Sou um bocado nacionalista e por vezes chego mesmo a desejar que caísse um bomba na parte curda, assim, acabava a guerra de uma vez por todas.
Bandeira Turca
- Na Europa a politica ambiental é muito apertada, nomeadamente nas fábricas. Na Turquia também existe este tipo de preocupação?
- Sim, existe um trabalho que está a ser feito em todo o país em volta do ambiente, por exemplo reciclagem...
- Existe uma ASAE na Turquia?
- Sim, também existe e acho muito bem, pois, é alo que sela pela nossa saúde, ou seja um mal necessário.
- Qual a ideia que tens de Portugal?
- Na verdade não conheço grande coisa de Portugal. Sei que falam português, conheço bem a equipa de futebol, onde fica o país, mas tirando isso... Mas gostaria de visitar um dia!
- Existe alguma personalidade, músico ou actor português que conheça?
- Eu tenho a sensação que os portugueses são um povo optimista e simpático. Gosto muito de música latina. Mas como sou um homem ligado ao Metal o único grupo que conheço são os Moonspell.
2 comentários:
esta dos Moonspell ja foste tu que acrescentaste eheheh
Isso seria contra a minha etica...
Tem bom gosto, isso é que é verdade!
:D
Enviar um comentário