terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Heroes

"Ordinary people discovering extraordinary abilities."
.
.
Não, este texto não é sobre uma série televisiva, mas sim sobre Heroes reais. Mais concretamente os "Savants", ou melhor pessoas que sofrem de Síndrome de Savant, ou seja, é considerada um distúrbio psíquico com o qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um défice de inteligência. As habilidades Savants são (quase) sempre ligadas a uma memória extraordinária, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.
.
Parece difícil de acreditar que alguém que consegue memorizar 12 mil livros não consiga apertar os botões da sua camisa, ou apertar os atacadores dos sapatos. Mas não nos podemos esquecer que se trata de uma doença, mas que a meu ver bastante "interessante".
.
.
.

Kim Peek memorizou mais de 12.000 livros. Identifica o dia da semana de uma determinada data em segundos. É mentalmente incapacitado, depende de seu pai para suas necessidades básicas. E serviu de inspiração para o filme Rain Man.




Alonzo Clemons pode criar réplicas de cera perfeitas de qualquer animal, não importa quão brevemente o veja. Suas estátuas de bronze são vendidas por uma galeria em Aspen, Colorado, e lhe deram reputação nacional.

Outros Casos:


Músico Invisual


Pintor

Sem comentários: