sábado, 22 de novembro de 2008

Mitos Urbanos

A imaginação do ser humano é algo de magnífico, e ao mesmo tempo assustador... Parece que na quinta-feira passada, num programa de entretenimento, passou uma filmagem sobre um acidente registado na magnífica Serra de Sintra. Só pelo que é descrito até aqui podemos concluir que o vídeo é falso! Caso contrário não passaria num programa de entretenimento...
Mas para minha admiração, existem pessoas a acreditar nesta história. Numa conversa entre dois colegas pude ver como para eles aquilo era algo de grande realismo, ou seja, verídico!
Já dizia o outro, "não acredito em bruxas, mas que as há...", e cada um acredita no que lhe bem entender! Eu não gosto de gozar, muito, com isso e até é capaz de haver algo, mas como nunca vi, nem ligo... Mas se todos os fantasmas forem "feios" como este, penso que toda a gente vai querer ver uns fantasmas...
A verdade é que à uns meses, vi nas notícias uma reportagem sobre isto, em que o autor do sketch dizia que tinha tido mais sucesso do que o esperado pelos 4 amigos. Pessoas ligaram lhe a perguntar se estava bem, pois, ao verem o vídeo, tinham ficado com medo. Segundo o senhor que conseguiu criar um mito urbano com este vídeo, na América do Sul, países que são conhecidos por histórias como esta, já estavam a utilizar o vídeo, para fazerem propagadas aos fantasmas! "Está a ver? Ninguém pode duvidar que eles andam aí!".
Se existe uma pessoa que aparece no vídeo a dizer que foi tudo uma encenação, parece me que a história acaba aqui... Ou não...
Depois de uma pequena pesquisa no google, pude ver que todos os sites onde entrei conseguem acrescentar dados que parecem ser um exclusivo. Este foi o melhor que encontrei:
"Quem tiver acesso a registos policiais poderá ver que em 1983 uma jovem chamada Teresa Fidalgo terá falecido num acidente de viação naquele local. Também, há quem diga que a tetra avó de Teresa Fidalgo suicidou-se no mesmo sítio.Curioso, não?Ah, mais um pormenor…Se forem ao cemitério da zona vêem campas da Teresa Fidalgo, de uma Tânia e de um David…Quem tem coragem de averiguar? Eu não…"
Só uma pergunta! Quem é que supostamente deverá ter os registos policiais de 1983? É que o único dado que lhe diz isto, está no vídeo. A isso chamamos edição de vídeo!
Para mim a melhor parte do vídeo é quando um dos personagens diz: "tenho um croqui mental"!
Bem aqui fica o vídeo:



Sem comentários: