domingo, 18 de abril de 2010

Onde Para a GNR

A Vila da Lousã, fica a cerca de 30 km de Coimbra e não sendo grande, já à vários anos que reúne as condições necessárias para se tornar Cidade, mas sobre esse tema a Câmara usou uma frase que até me agrada, "vale mais uma boa vila, que uma má cidade". Mas acontece que neste momento nem uma coisa nem outra, pois, os seus habitantes começam a ter receio de sair à rua à noite, "a Lousã já não é um sitio seguro, um gajo precisa de ter cuidado", diz me um colega sobre a situação.

Sobre o tema, encontro duas explicações, a primeira, deve-se ao facto da Lousã, devido a estar perto de Coimbra e com rendas mais baratas, tem recebido muitos migrantes nos últimos anos. Sendo que muitos deles estão "queimados" nas suas terras Natal e procuram na Lousã um abrigo, onde ninguém os conhece. Mas o que me espanta é que estes meliantes até são fáceis de detectar, pois, um homem/mulher que passa o dia em cafés a fumar, beber cerveja e a vestir roupa de marca, ou têm país ricos ou foram ao BES.

A segunda explicação tem como culpado o sistema implementado na GNR local, onde o interesse é a caça à multa, deixando mesmo a Lousã à deriva de assaltos durante a noite. Só no último mês houve roubos em: escolas, ourivesarias, perfumarias, armazéns e cafés, sendo que num dos cafés apenas roubaram sandes e bebidas, pois, dá tempo até para comerem, e carros roubados.

Para confirmar a minha tese da caça à multa, tenho conhecimento de um estabelecimento público onde a GNR passa todos os dias para multar os clientes, mas no entanto, para irem para lá passam pelo Meliá Palácio Hotel, onde estão sempre vários carrões mal estacionados e nunca são multados, estranho não será? Ou terá haver com o facto de a Câmara também lucrar com o Hotel?

Certeza só tenho uma, é que enquanto de um lado da Vila se anda a passar a multas, do outro lado anda-se a roubar bens alheios ou andaram a roubar dos dois lados da Vila?!

Só pelo facto de a Lousã poder passar a contar com PSP, talvez vale-se a pena passar a ser cidade...

Sem comentários: