terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Bom 2009?

Estamos prestes a despedirmos-nos de 2008 e talvez não tenhamos muitas saudades deste ano, ou talvez tenhamos. José Sócrates, afirmou por fim o que todos sabíamos, o ano que se avizinha serão de "tempos difíceis", ora bem, uma afirmação pouco elaborada mas que reflecte mais uma vez o estado da Nação.
A verdade é que por todo o Mundo se sente esta crise e nem a famosa frase, "os espanhóis que fiquem com isto", nos pode salvar neste momento, eles também sentem este "aperto". Facilmente nos deparamos com estes sinais, na tv, rádio, jornais ou até mesmo nos estádios de futebol, que nem com os preços mais baixos conseguem uma boa casa.
Os saldos já começaram e a percentagem de saldo demonstra bem o actual poder de compra do povo, entre 50 e 70 por cento! Segundo se podia ler na imprensa escrita esta semana, muitas lojas do sector têxtil vão mandar empregados embora e ajudar a que Portugal ganhe mais uns quantos desempregados.

Existem algumas perguntas que acho pertinentes para este Governo de Sócrates, ficam aqui apenas duas:

  • Será mesmo necessário gastar neste momento 80 milhões de euros em Magalhães?
  • Valerá mesmo a pena mantermos um exercito que só dá despesa ao estado?

No futuro poderemos tirar partido dos ensinamentos do Magalhães, mas a crise está instalada, podíamos esperar talvez até as coisas ficarem mais tranquilas. Até porque, O Governo queria dividir a despesa de Internet com as autarquias, ao que estas se impuseram e tudo indica que quem pagará a net aos meninos seremos nós, mais uma vez, pois, sairá do Orçamento de Estado. Os números implicam uma média de 50 euros pelo modem e 250 euros pela ligação, sendo que, 230 mil pessoas já se inscreveram no programa “e-escolinhas”, mas são esperadas 500 mil inscrições até ao fim ano lectivo. Só pela net paga já vale a pena!

Portugal nunca entra em guerra, pertencemos à Europa e e o que não falta são soldados. Para quê gastarmos tanto dinheiro em algo que não serve a ninguém. O governo que abra uma fábrica e ponha lá soldados. Ora muito bem, ao menos assim, o pais evoluía e recebíamos alguma divisas, das que realmente importam. Não digo acabar com o exercito, mas pelo menos diminuir.

Este Natal recebi um casaco do qual gostei muito, mas o Primeiro Ministro de Portugal recebeu um cheque prenda que dava para comprar mais de 25 casacos iguais ao meu. Mas o senhor é fino e compra de marcas estrangeiras, recebeu à pouco tempo um lugar de destaque no prémio de personalidade mais bem vestida. Em plena crise, gastar cinco ordenados mínimos em roupa, parece-me sempre bem (2550 euros).

Mas nem tudo vai mal, os reformados passaram a receber no máximo 18 euros, o que já ajuda para uma caixa de comprimidos de alzheimer.

Os funcionários públicos vão receber uma ajuda do Estado de mil euros, pois, o Engº Sócrates não quer ninguém a passar necessidades. Quem precisar de comprar bens essenciais pode pedir este empréstimo, mas e quem não trabalha para o estado? Dois pesos duas medidas?

Em 2009 iremos descobrir em que nos estamos a meter... Ou então passamos já para 2010!

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom o teu blog. Tens muito jeito para escrever e para dizer a verdade...Beijos