segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Wonderlust King

Sou leitor assíduo da revista Blitz, desde o ano passado, e muitas das vezes não concordo com o que vem escrito, o que é perfeitamente normal, pois, quem escreve transparece uma opinião, por vezes coincide. Nas últimas edições da revista, trazia, insitidamente artigos que falavam num grupo chamado Gogol Bordello. Pelas fotos que acampanhavam esses textos, aparentavam ser hippies, tal e qual, temos cá na Lousã, e descreviam a sua música como muito alegre e sub o rotulo de uma mistura entre música cigana e punk. Pelo que eu sem computador, não consegui,(ou não me lembrei quando tinha pc), ouvir nada deste grupo que à primeira vista me parecia uma mistura de pimbalhada.Quando finalmente procurei por Gogol no google, encontrei algo mágico que levou em apenas uns minutos a ficar fã. Contudo, não será um som que se oiça todos os dias. Fui "comprar" o cd Super Taranta!, a um blog e fiquei realmente rendido a estes "americanos", entre aspas, porque apenas um integrante do grupo o é efectivamente, os restantes nove são da Ucrânia, Rússia, China, Israel e Etiópia, o que é realmente incrível tal junção de culturas num só grupo. O vocalista, Eugene, é magro, tem ar de alucinado e um bigode não muito usual, o que leva a desconfiar à primeira da qualidade da música, é a vista a comer!

Depois de conhecer o cd mais recente, fiquei com uma vontade enorme de fazer parte desta "festa", que é efectivamente um concerto deste grupo. Ao que me apercebi que estava atrasado uns meros 18 dias e que terei de esperar alguns meses/anos, até ter essa oportunidade. Pois, parece que o no 10 de Dezembro no Campo Pequeno, existiu uma festa...

Aqui está um vídeo da festa que os GOGOL BORDELLO conseguem proporcionar a quem tiver a sorte de se cruzar nos seus caminhos, pois, tal como, o vídeos descreve, estes rapazes fazem música porque gostam de música e não e só porque vende. Obviamente, que querem ganhar o seu mas existem artistas e artistas. Humildade, respeito, simpatia, etc, infelizmente não se encontra em todos os grupos.




Eugene Faz a Festa Num Telhado

1 comentário:

kabreira disse...

Caro Paulo, se ouvisses a antena 3 conhecias os Gogol Bordello.

gostei muito da maneira como escreves.

grande abraço