sábado, 13 de março de 2010

Muros de Todos Nós

Parece-me que todas as pessoas que por ai andam tem muros e alguns bem altos! Não, não me refiro ao jardim, mas ao seu próprio pensamento, retrato a medida que reproduzem em si mesmas, frases ou ideias feitas que as levam a ter muitas vezes imagens deturpadas da realidade, seja ela qual for. Tanto poderá ser sobre uma pessoa que mal se conhece, mas só porque tem cara de poucos amigos, mas que na realidade é uma pessoa fantástica por de traz da máscara que a própria sociedade o obriga a ter, quer seja, ter medo de uma pessoa pela sua aparência ou respeito por outra só porque esta se apresenta de fato e gravata.
Quem nunca olhou uma pessoa de lado só porque esta vinha mais desleixada ou ficou a olhar de lado porque havia alguns ciganos por perto?

Ideias como "Filho de peixe sabe nadar" ou "Filho de burro não pode ser cavalo" também constituem "muros" que vão passando de geração em geração. Mas que nos dias que correm já pouco ou nada tem de real. Quantos nascem em berço d´ouro e acabam na droga ou filhos de pedreiro se formam e se tornam em pessoas de grande sucesso profissional.


Existe por exemplo bem enraizado em Portugal de que os brasileiros são perigosos/aldrabões e as mulheres prostitutas. Pelo que do outro lado do oceano os "nossos irmãos" acham que os homens são todos uns burros e que as mulheres usam bigode.
Olhando para mais próximo, temos o ditado, "De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos" , a ideia de que em Itália a máfia domina por completo o país, os Ingleses são todos arrogantes, os Alemães são um povo frio, etc. Muitas vezes depois de conhecermos alguém desse país dizemos: "Nem parece ser Ucraniano. Tão brincalhão!".
Eu tenho para comigo um "muro" bem alto, o Sócrates está a tentar vender Portugal e a escrita já está feita, pela maneira como se caga para o país...

Sem comentários: