sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Por Um Mundo Melhor

Por vezes queixamos-nos dos outros, sem nos lembrarmos de nós mesmos, mais concretamente dos nossos deveres como seres inteligentes. Mas parece que aos Humanos, o que atrapalha mais é mesmo a maneira mais correta de usar essa "arma" que nos foi atribuída, ao ponto de estarmos a destruir o que resta do planeta azul.
Para que os nossos filhos tenham alguma qualidade de vida no futuro, não nos podemos apenas queixar das industrias ou das grandes potencias mundiais, como, os Estados Unidos, a China ou no que toca em poluição a Índia.
Assim, cada um de nós deverá reciclar, pois, é fundamental para o meio ambiente e para as gerações vindoiras. Todos os dias produzimos grandes quantidades de lixo e muito dele pode ser reaproveitado, ou seja, reciclado.
Curiosidades sobre a Reciclagem:
  • Por cada tonelada de vidro feito a partir de vidro reciclado economizam-se 1.2 toneladas de matéria-prima.

  • Por cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate de 20 árvores, economiza-se 71% de energia eléctrica, 90% de água e 74% de poluição do ar.

  • O plástico e o metal demoram entre 200 e 500 anos a decompor-se, por isso é tão importante reciclá-los. Já para não falar na poupança de petróleo, no caso do plástico.

  • Ao reciclar pilhas estamos a recuperar compostos químicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais. Já para não falar no que estes materiais provocam(ex.:cancro) quando são deitados fora.

  • Uma garrafa de plástico ou de vidro pode demorar 1 milhão de anos para se decompor e se reintegrar no meio ambiente.

  • Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos

  • A casa tonelada de papel produzida, 12 árvores são cortadas.

Realmente dá que pensar. E a não extinção do ser Humano passa por aqui!

Sem comentários: