sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Toma lá Fresquinha!"

A semana passada peguei no jornal desportivo, A Bola, pois, queria saber o que diziam sobre a CAN, Taça Africana das Nações. Qual é o meu espanto quando me dou contas de que o "jornalista" enviado para cobrir o acontecimento era José Carlos Soares, o comentador da Benfica TV.


Por muito que eu tenta-se abstrair-me desse facto, não fui capaz de ler a reportagem sem pensar que na linha seguinte poderia vir algo do género: "quem está a fazer uma grande CAN é Yebda, jogador do Benfica", ou algo do género. Embora não o tenha vislumbrado nada que se reflectisse em "vermelho doente". Não é normal recrutarem uma pessoa ligada a um clube, para fazer as crónicas, num jornal. Por outras palavras, não é ético.


Por muito bom que ele seja, vai ficar para sempre ligado ao Benfica TV, onde não faz jornalismo. Hora vejamos, um jornalista tem que ser honesto e imparcial, nas suas reportagens, ao que basta ver uma emissão de um jogo na Benfica TV, para ficarmos chocados com as figuras, frases e comentários. De jornalista não tem nada, mas também ninguém pode esperar muito de alguém que começou como apresentador de um programa da SIC, chamado "Bombástico", programa sensacionalista, a imitar um tribunal.
Outra pessoa que está "queimada" quanto à profissão de jornalista é João Malheiro, pois, este foi director de comunicação do Benfica e não tem qualquer credibilidade para comentar assuntos relacionados, pelo menos, com desporto.
Não quero transformar esta conversa em algo relacionado com clubismo, mas sim com o simples facto de um "vermelho doente", "verde", "azul" ou um "arco-íris", não ter legitimidade para ser jornalista e dificilmente conseguirá ser imparcial para o ser.
Todos nós sabemos que na imprensa, toda a gente tem a sua própria opinião e o seu próprio clube, mas a partir do momento em que alguém assume uma posição face a um clube, partido ou assunto deixa de ser imparcial perante os seus leitores.
Sempre ouvi dizer que A Bola era o órgão oficial do Benfica, mas assim tão à descarada nunca me tinha apercebido. Só me resta esperar para ver se a "aventura" foi somente na CAN, pois, se se estender ao campeonato nacional...

Sem comentários: