sábado, 10 de janeiro de 2009

Râguebi, Que Futuro?


O World Cup Rugby é neste momento a terceira maior competição a nível desportivo, só procedidas pelos Olimpic Games e pelo World Cup Football, e neste contexto uma selecção que se consiga aporar-se para tal evento, tem obviamente um grande impacto a nível de comunicação social em todo o Mundo. E foi o que aconteceu com a Selecção Nacional de Rugby, também designados por "Lobos" ou a "Alcateia".

Um pouco por todo o Mundo foi noticiado o feito alcançado por uma selecção (quase) totalmente amadora, o que é realmente um feito ímpar. Isto seria como se San Marino se qualifica-se para o World Cup Football. Digo quase porque existem clubes que pagam aos seus atletas à já alguns anos.

Os Lobos para além de se tornarem heróis nacionais, ainda para mais depois de chorarem ao ouvirem o hino nacional, e de terem efectuado um belíssimo desempenhado, tudo isto não serviu de muito. A Federação Portuguesa de Râguebi, poderia e devia, ter aproveitado muito melhor esta onda de interesse em volta da selecção, coisa que não aconteceu. Um dos factos irreais acontece logo em pleno campeonato, quando a RTP, ou pelo menos a RTP2, não transmitem os jogos da nossa selecção, (ou de qualquer outra).
A equipa de râguebi Os Belenenses chegaram a ter de recusar atletas por não terem espaço/tempo para treinar tantos atletas, é algo que me fascina, pois, quando comecei a praticar à cerca de quase 18 anos, existia muito boa gente que desconhecia tal desporto.
A verdade é que o apuramento para o próximo campeonato já está em marcha e pergunto eu, quantos portugueses saberiam desta informação? Poucos penso eu, pois, eu que tento acompanhar pelos jornais as noticias relacionadas com râguebi não sabia imagino os outros que poderiam vir a gostar. Porque gostar deste desporto é fácil, e pela minha experiência só não existem mais adeptos, porque tudo começa na escola, eu nunca tive râguebi na escola. Se ao menos nas escolas ensinarem as regras básicas seria muito mais fácil de se gostar. Como diz o meu tio, "eu gosto de ver, mas não sei as regras...!". Certa vez fui a França, que é o país com mais praticantes em todo o Mundo e fiquei fascinado com o facto de terem um campo de rugby em plena escola, que também era usado/emprestado para o futebol, em Portugal seria impossível tal barbaridade...
Já agora fica aqui o grupo de Portugal para o apuramento e o calendário de Portugal:
Equipas: Rússia, Espanha, Alemanha, Geórgia e Roménia.
07/02/2009 Portugal - Rússia Lisboa
14/02/2009 Geórgia - Portugal Tbilisi
21/02/2009 Portugal - Germany Lisboa
15/03/2009 Portugal - Spain Lisboa
21/03/2009 Romania - Portugal Bucareste

Sem comentários: