terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Best Player of the World

Tenho tentado não falar em futebol, visto ser um tema por demais batido nos média, mas os últimos acontecimentos não me deixam espaço para manobra. Pela segunda vez na história um jogador português e por acaso, ou não, formado nas escolas do Sporting, vence o prémio de Melhor Jogador do Mundo. Se é verdade que este prémio só é entregue desde 1991, não será menos verdade que em apenas 7 anos o prémio "vem" duas vezes para Portugal. E curiosamente, a academia do Sporting, é a única escola que se pode orgulhar de ter formado dois atletas que tenham vindo a receber este grande prémio.
Corria o ano de 2001 e Luís Figo tinha efectuado um ano regular ao serviço do Real Madrid, mas foi-lhe atribuído o prémio da Fifa, com um ano de atraso, pois, em 2000, Zenedine Zidane recebera o prémio que pertencia a Figo.

Agora com apenas 7 passados, Cristiano Ronaldo é eleito como o melhor entre os melhores. Depois, de se ter estreado à uns meros 6 anos pelo Sporting.

Outra decisão não seria de esperar, depois, de uma época em que carregou o Manchester às costas, na Taça, Campeonato e Liga dos Campeões, ao ponto de Sir. Alex Ferguson afirmar que "esta é a melhor equipa de sempre do Manchester!".

Existem sempre os que não gostam do estilo de Ronaldo, arrogante, mas para quem joga como ele tudo tem que ser perdoado. É como que um filho que faz uma asneira ou que tem mau feitio. Penso que seja dignificante para Portugal ter o melhor do Mundo, já que não somos bons em muitas coisas... Ao menos no desporto temos alguns atletas que dão o seu máximo e entre esses está Ronaldo.

Para além, de Ronaldo, também existe quem não goste de Mourinho, outro dos portugueses que dignifica Portugal e que tem as costas largas. Será que o facto de termos sucesso lá fora é mau para alguns que ficam cá dentro e que gostam de falar bem de todos os outros países e dizer sempre mal de Portugal? As fronteiras estão abertas, felizmente ou infelizmente. E o único português que não pode sair é Eusébio, pois, é património do estado!





Cristiano Ronaldo é Brasileiro

Sem comentários: