sábado, 31 de janeiro de 2009

Aventura Hospitalar



Na quinta-feira passada tive que ir ao Centro de Saúde da Lousã (CSL) ,e como sempre já ia a contar em ficar bastante tempo à espera para ser atendido. Quando cheguei deparei me as duas senhoras que estavam na recepção a discutir e eu ali a ouvir tudo sem interesse e sem querer ouvir. A Sala de espera não tinha ninguém à espera, ao que eu fiquei mais aliviado. Eram nesse momento 17:45 horas e avisaram que a "médica" de serviço saia às 18 horas e que iria ser atendido pelo próximo médico, pois, esta já estava de saída. Fiquei a pensar: "no meu trabalho, chego sempre uns 5/10 minutos antes da hora e saio sempre depois da hora. Aqui chega-se depois e ainda se sai antes... Havia de ter estudado mais...".
Quando fui atendido já eram 18:45 horas e por um enfermeiro. Só depois fui atendido por uma médica. Com isto tudo sai do Centro de Saúde mais de uma hora depois e sem saber o que tinha, pois, enviaram-me para Coimbra para as Urgências.
Nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), já se espera outro atendimento e muito tempo de espera, mas na esperança que os "exames" sejam precisos para determinar o que tinha. Cheguei às 20 horas e sem um MP3 ou revista para lêr, o que me deixou preocupado, mas calculei logo o tempo que havia de ali estar, umas 4 horas...
Pelas 23:59 horas (4 horas!), estava pronto para sair das Urgências e muito mais tranquilo pelos "exames" que fizeram... Precisamente os que poderiam/deviriam ter feito no CSL... Será que existe uma escola diferente para os "médicos" dos HUC e para os da CSL?
PS.: Os "exames" foram falados e não envolveram qualquer recurso a tecnologia!

Lousã Night


Hoje é sábado e costumava ser o meu dia preferido, pois, ia sempre para a "night" beber uns copos com os amigos. Mas isto era antes da crise, antes quando na Lousã dava para havia muita gente jovem que saia para se divertir. Agora está tudo tão parado que mais vale ficar em casa ou ir simplesmente beber um café.




Em 10 anos tudo mudou, pois, tínhamos vários bares que puxavam a malta como era o caso do "Rugby Bar", que situando-se mesmo ao lado do Praça Velha, criava ali um ambiente muito engraçado, com o pessoal a circular de um para o outro com o copo na mão. Segundo me apercebi este cenário começou precisamente com o encerramento deste Bar dançante. Ao que também não foi alheio as queixas e queixinhas de uns bares/discos para outros...



Para além de todos estes tumultos também a faixa etária explica o sucedido, pois, à uns anos a faixa rondaria os 29 e agora os 19 anos. O que faz com que um Bar que tenha a casa cheia não quer dizer "money" em caixa, ao contrário do que acontecia antes, quando se saia para beber um café e se ficava a fazer despesa.



Sinais dos tempos de crise, que se têm vindo a crescer a olhos visto nestes últimos anos e que contudo o que está a acontecer no Mundo, leva a crer que não melhorará nos próximos meses/anos.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ÍDOLOS: John Frusciante

Até ao momento ainda não tinha criado um post que tivesse continuação, mas a partir de agora ÍDOLOS, será um que terá vários capítulos. Este post será sempre sobre um artista que aprecie/goste e deseje assim partilhar/dar a conhecer a todos os que visitam este blog.






B.I.:


NOME: John Anthony Frusciante


DATA DE NASCIMENTO: 5 de Março de 1970, Queens


PAÍS: Estados Unidos


INSTRUMENTO: Guitarra


GRUPO: Red Hot Chili Peppers











Solos de 1998-2007






Stadium Arcadium Tour (06/07)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

As coisas de que Gosto

Aqui estão alguns excertos da série "Mundo Catita", protagonizado por Manuel João Vieira, líder dos grupos: Ena Pá 2000 e Irmãos Catita. Esta série conta também com a participação de todos os seus músicos, entre os quais se destaca o Gimba, que aparecia no "Cabaré da Coxa".

Manuel João Vieira







Contar Vacas







Piropo à la Zé Manel

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mucho Buenos Aires

Já que no post anterior falei em Bombas, de gasolina, aqui tenho um traje perfeito que iria certamente reduzir a quantidade de assaltos que existe neste momento em Portugal. E para além disso ainda iria aumentar substancialmente o número de clientes do café lá das Bombas...

Chapéu azul,

com calças azul bebé,








ou mais carregado,








aos feriados calças brancas...

Steal All That You Can!



Uma Vila no coração de Portugal, de uma rara beleza onde se construíram prédios de uma maneira desmesurada para chamar gentes de Coimbra, mas que se esqueceu de descobrir maneira de abrir postos de trabalho para as suas próprias gentes. Está neste momento mais violento que nunca, ao contrario do que se passava à anos, em que toda a gente se conhecia e se podia deixar a porta aberta sem perigo de ser roubado. Agora é trancas à porta e mesmo assim, "o Diabo está sempre à espreita".
Existe uma perfumaria que fica num prédio, mesmo no centro da Vila e que já foi assaltado várias vezes, e por acaso numa dessas vezes eu assisti à parte final do assalto. Várias pessoas gritavam das varandas e atiravam panelas, vasos e outros utensílios que tinham ali ao pé. Ao que a carrinha e os dois assaltantes se meteram em fuga à GNR, que haveria de nem um minuto passados. Mas para espanto geral, em vez da perseguição à filme, o que se viu da parte dos militares foi calma, saíram do carro e foram ver o estado da loja e só depois, uns meros 2 minutos, é que se meteram à perseguição dos criminosos, que com 3 minutos de vantagem já deviam estar em casa, bem perfumados.
Já esta semana, as bombas de gasolina que ficam na via rápida, ou lenta (com tanta curva), foram assaltadas por dois indivíduos que se apresentavam de cara tapada, de mota e com uma arma de fogo. Esta já foi a segunda vez que esta bomba foi assaltada e o valor semelhante, 200 euros.
Só descrevo dois casos mas infelizmente existem muitos mais e aqui nesta ainda simpática Vila ainda se consegue sair à noite sem sobressaltos, mas até quando?

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Música Portuguesa de Luto

Faleceu vitima de cancro um grande compositor, baixista e cantor português, João Aguardela. Vocalista do extinto grupo Sitiados e "actual" baixista do grupo A Naifa, deixa-nos com apenas 39 anos, faria 40 em Fevereiro. As músicas que mais marcaram foram "Esta Vida de Marinheiro" e "Vamos ao Circo do Amor". Aqui fica o uma das músicas que o imortalizam.

Vamos ao Circo do Amor

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Músicas Que Marcam

Existem músicas que nos conseguem tocar bem lá no fundo, e sem dúvida esta é uma delas. A mensagem que nós dá é infelizmente da realidade com que nos deparamos nos dias que correm. Mas dá-nos também uma palavra de esperança, mas que só nos pode ser dada por um tal Mr. President...

Mr. President

Tradução




Querido Sr. Presidente
Vamos dar um passeio
Vamos fingir que somos somente duas pessoas
Você não é melhor do que eu
E eu gostaria de te fazer tantas perguntas se pudermos conversar honestamente
O que sente quando vê tantos sem-abrigo nas ruas?
Por quem rezas todas as noites antes de ir dormir?
O que sentes quando te olhas no espelho?
Estás orgulhoso?
Como consegue dormir enquanto nós choramos?
Como consegue sonhar enquanto uma mãe não teve a chance de dizer adeus?
Como caminha com a sua cabeça sempre erguida?
Poderia ao menos olhar nos meus olhos
E me dizer porque?
Querido Sr. Presidente
Você era um garoto sozinho
Você foi um garoto sozinho?
Você é um garoto sozinho?
Como pode dizer
Que nenhuma criança é deixada pra trás
Nós não somos estúpidos e não somos cegos
Eles estão todos sentados em celas
Enquanto você paga uma estrada para o inferno
Que tipo de pai tomaria a propriedade da própria filha?
E que tipo de pai poderia odiar a própria filha se ela fosse gay
E eu posso imaginar o que a primeira-dama tem a dizer
Vieste de um longo caminho de uísque e cocaína
Como consegue dormir enquanto nós choramos?
Como consegue sonhar enquanto uma mãe não teve a chance de dizer adeus?
Como caminhas com a sua cabeça sempre erguida?
Pode me olhar nos olhos
Deixe-me falar sobre trabalho duro
Salário mínimo com uma bebê a caminho
Deixe-me falar sobre trabalho duro
Reconstruindo sua casa depois que as bombas a levaram embora
Deixe-me falar sobre trabalho duro
Construindo uma cama feita de caixas de papelão
Deixe-me dizer sobre trabalho duro
Trabalho duro
Trabalho duro
Você não sabe nada sobre trabalho duro
Trabalho duro
Trabalho duro
Oh
Como consegue dormir à noite
Como consegue andar de cabeça erguida
Querido Sr. Presidente
Nunca iria dar um passeio comigo
Você iria?

domingo, 18 de janeiro de 2009

Terras do Demo


"A serra é agreste, primitiva, mas tem carácter, sem dúvida. Comprazes-te em pintar-lhe as virtudes e encantos sem sombras, e não serei eu que te acoime de parcial. As tintas escuras são para o novelista e tens razão. Decerto que eu, ao chamar-lhe Terras do Demo, não quis designá-las por terras do pecado, porque o pecado seja ali mais grado ou revista aspecto especial que não tenha algures. Nada disso. A serra é portuguesa no bem e no mal. Chamei-lhe assim porque a vida ali é dura, pobrinha, castigada pelo meio natural, sobrecarregada pelo fisco mercê de antigos e inconsiderados erros e abusos, porque em poucas terras como esta é sensível o fadário da existência. Só por isto".
(Prefácio de Aquilino Ribeiro ao livro do Pe. Manuel da Gama "Terras do Alto Paiva", 1940)



Mais uma vez fui de fim de semana até às Terra do Demo, e compreendo bem, porque Aquilino Ribeiro lhes chama por um termo depreciativo, Demo. Embora muito bonitas e nesta época do ano com alguma neve, é um sitio que está cada vez mais velho, de onde os jovens tentam sair a todo o custo, para tentarem descobrir um novo mundo, que neste sitio não existe.

Serra muito bonita, mas fria, até o respirar custa por ser tão seco. As gentes desta terra encontram-se no meio da Vila, onde conversam ou jogam à malha. Os jovens não se vêm a não ser em cafés. Cafés estes que fecham cedo e não têm nada para chamar clientes, a não ser os produtos que ali se vendem. As discotecas são poucas e as que existem estão vazias, e também não têm nada para chamar a atenção. Já o queijo da Serra, esse sim, toca no coração. Amanteigado ou rijo é uma maravilha para a alma. E a calma que se faz sentir? É divinal, um descanso maravilhoso, mas ao mesmo tempo Diabólico. Aquelas pedras, serras e vales, onde tudo parece quieto... Compreendo bem porque Aquilino Ribeiro lhes chama por um termo depreciativo...

(G)Amadora

Esta semana a televisão mostrou uma reportagem que dava conta de existir um gang organizado, que se auto intitulam "Tropas da Reboleira". Nada de especial, pois, é sabido que por esses lados todos os grupos têm um nome e se protegem entre si, mas este é "especial", pois, comete vários crimes e até os filma, não tendo problemas de mostrar as caras dos seus integrantes. E foi assim, que a PJ deteve dois destes jovens, que se dedicam ao furto e ao roubo na via pública com recurso a armas de fogo, incluindo caçadeiras de canos serrados, na Linha de Sintra. Mas já se encontram em liberdade, pois, o facto de terem sido detidos pela Polícia Judiciária devido a um assalto à mão armada a três jovens não é motivo para lá ficarem. E o vídeo também não demonstra serem muito perigosos.
Parece que o post que fiz à uns tempos, infelizmente, tinha razão de ser, quando fiz referencia ao facto de ter ido à Amadora e não deslumbrar nenhum Polícia nas ruas por onde passei ou no metro e que existia aquele clima de insegurança.

Também na Amadora decorreu uma manifestação por causa de Kuku, um jovem morto pela PSP. Eram cerca de 200 pessoas, que começaram por fazer a manifestação em silencio, mas passados alguns minutos começaram a apedrejar os polícias que tentavam proteger a esquadra de Casal de São Brás. Contudo, os polícias não responderam e uma polícia acabou por ficar ferida. Quando tudo parecia ter serenado eis que cerca de 30 dos manifestantes começaram a apedrejar os vidros do Mini-Preço.
Parece-me que a situação será mais grave do que imaginei quando decidi postar sobre a situação que se vive na Amadora. Mas certamente, não será só ali que este tipo de situações acontece. Mas se a Polícia não começa a ter mais poder para fazer "justiça", tal como, acontece na América ou no Brasil, será difícil controlar esta "raiva" que começa a despontar cada vez com mais força. Será devido à crise? Mas a crise só nasceu agora? Mas será trabalho que eles querem?
Alguém tem que intervir rapidamente!


"Tropas da Reboleira"

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

“A Mais Sábia Criatura a Habitar Em Portugal"

Para os mais distraídos aqui fica uma conversa entre Bruno Aleixo e Nuno Markl. Este vídeo, é um excerto d`"O Programa do Aleixo", que dá todos os Domingos, pelas 20h30, na SIC Radical. Bruno é de Coimbra e deliciados os seus fãs com momentos de humor ”desalinhado” neste talk show televisivo. Para além do Bruno existe também o Busto, com quem este conversa, troca impressões e até dão conselhos…

Aleixo vs Markl

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Xutos & Pontapés

Um dos melhores grupos português de sempre comemora hoje 30 anos de carreira. Aqui fica a minha música preferida deste grupo que marcou e continua a marcar milhares de fãs.

Homem do Leme

Best Player of the World

Tenho tentado não falar em futebol, visto ser um tema por demais batido nos média, mas os últimos acontecimentos não me deixam espaço para manobra. Pela segunda vez na história um jogador português e por acaso, ou não, formado nas escolas do Sporting, vence o prémio de Melhor Jogador do Mundo. Se é verdade que este prémio só é entregue desde 1991, não será menos verdade que em apenas 7 anos o prémio "vem" duas vezes para Portugal. E curiosamente, a academia do Sporting, é a única escola que se pode orgulhar de ter formado dois atletas que tenham vindo a receber este grande prémio.
Corria o ano de 2001 e Luís Figo tinha efectuado um ano regular ao serviço do Real Madrid, mas foi-lhe atribuído o prémio da Fifa, com um ano de atraso, pois, em 2000, Zenedine Zidane recebera o prémio que pertencia a Figo.

Agora com apenas 7 passados, Cristiano Ronaldo é eleito como o melhor entre os melhores. Depois, de se ter estreado à uns meros 6 anos pelo Sporting.

Outra decisão não seria de esperar, depois, de uma época em que carregou o Manchester às costas, na Taça, Campeonato e Liga dos Campeões, ao ponto de Sir. Alex Ferguson afirmar que "esta é a melhor equipa de sempre do Manchester!".

Existem sempre os que não gostam do estilo de Ronaldo, arrogante, mas para quem joga como ele tudo tem que ser perdoado. É como que um filho que faz uma asneira ou que tem mau feitio. Penso que seja dignificante para Portugal ter o melhor do Mundo, já que não somos bons em muitas coisas... Ao menos no desporto temos alguns atletas que dão o seu máximo e entre esses está Ronaldo.

Para além, de Ronaldo, também existe quem não goste de Mourinho, outro dos portugueses que dignifica Portugal e que tem as costas largas. Será que o facto de termos sucesso lá fora é mau para alguns que ficam cá dentro e que gostam de falar bem de todos os outros países e dizer sempre mal de Portugal? As fronteiras estão abertas, felizmente ou infelizmente. E o único português que não pode sair é Eusébio, pois, é património do estado!





Cristiano Ronaldo é Brasileiro

sábado, 10 de janeiro de 2009

O Que Foi Não Volta a Ser



Quando era criança, adorava ver filmes de cowboys tipo Bonanza, ou bonecos tipo o H Men. Quando comecei a jogar Mega Drive jogava Mortal Kombat, Wrestling, Golden Axe ou Tekken. Mais tarde era viciado em Dragon Ball. Todo isto para dizer que no entanto não sou uma pessoa violenta. Segundo as normas impostas actualmente, os filmes, jogos, ou brinquedos são adequados às crianças, conforme a idade destas. Sendo que se elas são violentas por alguma razão o motivo destas poderá ser o filme que viram, ou o jogo que não se cansam de jogar. Obviamente que algumas crianças podem não saber distinguir o real da fantasia. MAs por exemplo no Brasil existem milhares de adultos que pensam, se é que conseguem, que as telenovelas são reais, ao ponto de agredir os actores/actrizes que fazem papel de vilões.
Os meus pais nunca tiveram em atenção se o filme era para a minha idade, ou se o jogo tinha muita violência, mas tinham o cuidado de me explicar que aquilo era tudo a fingir. E logo ai pode-se olhar para lá com outros olhos.
Brinquedos para bebés é outro casa, ai terá mesmo que haver normas condizentes com as idades, para por exemplo não haver o perigo de ingestão de peças pequenas, agora crianças que já podem distinguir as diferentes realidades, seria melhor pôr-las a pensar.

Râguebi, Que Futuro?


O World Cup Rugby é neste momento a terceira maior competição a nível desportivo, só procedidas pelos Olimpic Games e pelo World Cup Football, e neste contexto uma selecção que se consiga aporar-se para tal evento, tem obviamente um grande impacto a nível de comunicação social em todo o Mundo. E foi o que aconteceu com a Selecção Nacional de Rugby, também designados por "Lobos" ou a "Alcateia".

Um pouco por todo o Mundo foi noticiado o feito alcançado por uma selecção (quase) totalmente amadora, o que é realmente um feito ímpar. Isto seria como se San Marino se qualifica-se para o World Cup Football. Digo quase porque existem clubes que pagam aos seus atletas à já alguns anos.

Os Lobos para além de se tornarem heróis nacionais, ainda para mais depois de chorarem ao ouvirem o hino nacional, e de terem efectuado um belíssimo desempenhado, tudo isto não serviu de muito. A Federação Portuguesa de Râguebi, poderia e devia, ter aproveitado muito melhor esta onda de interesse em volta da selecção, coisa que não aconteceu. Um dos factos irreais acontece logo em pleno campeonato, quando a RTP, ou pelo menos a RTP2, não transmitem os jogos da nossa selecção, (ou de qualquer outra).
A equipa de râguebi Os Belenenses chegaram a ter de recusar atletas por não terem espaço/tempo para treinar tantos atletas, é algo que me fascina, pois, quando comecei a praticar à cerca de quase 18 anos, existia muito boa gente que desconhecia tal desporto.
A verdade é que o apuramento para o próximo campeonato já está em marcha e pergunto eu, quantos portugueses saberiam desta informação? Poucos penso eu, pois, eu que tento acompanhar pelos jornais as noticias relacionadas com râguebi não sabia imagino os outros que poderiam vir a gostar. Porque gostar deste desporto é fácil, e pela minha experiência só não existem mais adeptos, porque tudo começa na escola, eu nunca tive râguebi na escola. Se ao menos nas escolas ensinarem as regras básicas seria muito mais fácil de se gostar. Como diz o meu tio, "eu gosto de ver, mas não sei as regras...!". Certa vez fui a França, que é o país com mais praticantes em todo o Mundo e fiquei fascinado com o facto de terem um campo de rugby em plena escola, que também era usado/emprestado para o futebol, em Portugal seria impossível tal barbaridade...
Já agora fica aqui o grupo de Portugal para o apuramento e o calendário de Portugal:
Equipas: Rússia, Espanha, Alemanha, Geórgia e Roménia.
07/02/2009 Portugal - Rússia Lisboa
14/02/2009 Geórgia - Portugal Tbilisi
21/02/2009 Portugal - Germany Lisboa
15/03/2009 Portugal - Spain Lisboa
21/03/2009 Romania - Portugal Bucareste

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Já Ouviu Falar em Sleeveface?

Uma simples brincadeira acabou com um hobby para muitas pessoas um pouco por todo o Mundo. De um disco de vinil dependendo da figura que tenha na capa, podemos criar certas ilusões de óptica. Então a ideia é tapar a cara ou uma parte do corpo com capas de LPs, dando a ilusão de continuidade entre a imagem do disco e o seu corpo.

Bob Marley

Rolling Stones



U2






Try Yourself

domingo, 4 de janeiro de 2009

Efeito Esteróide

Greg Valentino

(não tentem isto em casa!)