domingo, 18 de janeiro de 2009

(G)Amadora

Esta semana a televisão mostrou uma reportagem que dava conta de existir um gang organizado, que se auto intitulam "Tropas da Reboleira". Nada de especial, pois, é sabido que por esses lados todos os grupos têm um nome e se protegem entre si, mas este é "especial", pois, comete vários crimes e até os filma, não tendo problemas de mostrar as caras dos seus integrantes. E foi assim, que a PJ deteve dois destes jovens, que se dedicam ao furto e ao roubo na via pública com recurso a armas de fogo, incluindo caçadeiras de canos serrados, na Linha de Sintra. Mas já se encontram em liberdade, pois, o facto de terem sido detidos pela Polícia Judiciária devido a um assalto à mão armada a três jovens não é motivo para lá ficarem. E o vídeo também não demonstra serem muito perigosos.
Parece que o post que fiz à uns tempos, infelizmente, tinha razão de ser, quando fiz referencia ao facto de ter ido à Amadora e não deslumbrar nenhum Polícia nas ruas por onde passei ou no metro e que existia aquele clima de insegurança.

Também na Amadora decorreu uma manifestação por causa de Kuku, um jovem morto pela PSP. Eram cerca de 200 pessoas, que começaram por fazer a manifestação em silencio, mas passados alguns minutos começaram a apedrejar os polícias que tentavam proteger a esquadra de Casal de São Brás. Contudo, os polícias não responderam e uma polícia acabou por ficar ferida. Quando tudo parecia ter serenado eis que cerca de 30 dos manifestantes começaram a apedrejar os vidros do Mini-Preço.
Parece-me que a situação será mais grave do que imaginei quando decidi postar sobre a situação que se vive na Amadora. Mas certamente, não será só ali que este tipo de situações acontece. Mas se a Polícia não começa a ter mais poder para fazer "justiça", tal como, acontece na América ou no Brasil, será difícil controlar esta "raiva" que começa a despontar cada vez com mais força. Será devido à crise? Mas a crise só nasceu agora? Mas será trabalho que eles querem?
Alguém tem que intervir rapidamente!


"Tropas da Reboleira"